36º Encatho & Exprotel: Hospitalidade pelos sentidos, muito além das vias tecnológicas

Inovação em voo: Inteligência Artificial transforma aeroportos e turismo
30 de julho de 2025

36º Encatho & Exprotel: Hospitalidade pelos sentidos, muito além das vias tecnológicas

No primeiro dia de atividades do tradicional encontro do setor hoteleiro do Sul do País, o 36º Encatho & Exprotel, que se realiza até quinta-feira (31), no Centrosul, em Florianópolis, combina conteúdo e exposição de serviços e produtos. Um olhar diferenciado no bem receber é destaque nas palestras a serem realizadas nesta quarta-feira (30).

por Cecília Fazzini, de Florianópolis*

Para abrir o debate em torno de como inovar e revestir de qualidade o modo de acolher da hotelaria, Daliana Stephanie Lecuona, Mestre em Ciência do Desenvolvimento Humano, graduada em educação física e analista do sistema de hospedagem do SESC de Santa Catarina. Ao abordar o tema “Hospitalidade com Sentido” ela, que se auto define como alguém apaixonada pelo brincar, ressaltou o diferencial do entretenimento dentro das estruturas dos hotéis.

Para além das vias tecnológicas, a apresentação sintetizou como inserir a conexão que acolhe na recreação. O modelo já está implantado nas três unidades hoteleiras catarinenses do SESC, nas cidades de Blumenau, Cacupé e Lages. “Conforto, satisfação e bem-estar”, constituem o tripé que assegura, sobretudo a preservação e lembranças. “Nosso objetivo é deixar a nossa digital dos negócios na hotelaria e turismo”, confirmou Lecuona.

Pilares da programação hoteleira

O trabalho desenvolvido pela especialista contempla três frentes: programação familiar, envolvimento com a cultura local e constante qualificação e investimentos. Acolher a demanda parte de atividades que integram toda a família, atividades coletivas, “pais e filhos brincando junto”, elucida a representante do SESC. Na prática, um projeto, entre outros, exemplifica a iniciativa, denominada “Movimento brincante”, acervo natural e materiais inusitados – para envolver adultos e crianças, numa imersão com a natureza e materiais não estruturados. Todos elementos encontrados no meio ambiente, que convida a aguçar os sentidos e estabelecer a memória afetiva.

36º Encatho
O trabalho desenvolvido pela especialista contempla três frentes: programação familiar, envolvimento com a cultura local e constante qualificação e investimentos (Crédito: Cecília Fazzini – DT)

Pacotes temáticos, baseados em datas comemorativas, temporada de verão e experiência de imersão, com personagens e vivências propostas, em especial aos hóspedes mirins, contemplam encenações, personagens e atividades propostas de forma exclusiva. Numa soma de esforços do time dos hotéis catarinenses do SESC, considera Lecuona.

ENCATHO – EXPROTEL

*A jornalista viajou a convite da organização do evento com seguro viagem da Europ Assistance

O post 36º Encatho & Exprotel: Hospitalidade pelos sentidos, muito além das vias tecnológicas apareceu primeiro em Diario do Turismo – O jornal diário dos melhores leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *