Governo federal amplia políticas para afroturismo com o programa Rotas Negras

Diversão garantida: Clara Resorts anuncia programação especial para outubro
18 de setembro de 2025
Carta aberta de Celso Sabino pede cooperação global para COP30
18 de setembro de 2025

Governo federal amplia políticas para afroturismo com o programa Rotas Negras

O Ministério do Turismo (MTur) participa da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR) com o programa Rotas Negras, iniciativa desenvolvida em parceria com o Ministério da Igualdade Racial para impulsionar o afroturismo no Brasil. O evento, que voltou a ser realizado após sete anos, segue até sexta-feira (19) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*

Logo na abertura, representantes de quilombos, associações e gestores públicos tiveram o primeiro contato com a política nacional voltada a esse segmento. Diversos participantes manifestaram interesse em desenvolver roteiros de turismo de base comunitária e experiências que valorizem a herança africana em seus territórios.

No estande do MTur, o público encontra o Guia do Afroturismo no Brasil – Roteiros e Experiências da Cultura Afro-Brasileira, que reúne diagnóstico, experiências e serviços turísticos conduzidos por pessoas negras, além de apresentar boas práticas e orientar novas políticas.

O espaço do Ministério também oferece informações sobre o Novo Fungetur, linha de crédito que apoia investimentos em capital de giro, obras e aquisição de equipamentos, com condições diferenciadas para fortalecer negócios turísticos.

Afroturismo em pauta

O afroturismo vem ganhando relevância na agenda federal. Por meio do Rotas Negras, o Ministério do Turismo estimula a criação de roteiros baseados na ancestralidade africana, envolvendo comunidades quilombolas, terreiros, manifestações culturais e iniciativas que reforçam a memória e a identidade afro-brasileira. O objetivo é gerar emprego e renda e promover o desenvolvimento sustentável das comunidades negras.

Coordenado pelo Ministério da Igualdade Racial e articulado com o MTur e outros órgãos, o programa fortalece o protagonismo de comunidades tradicionais e amplia as oportunidades de inclusão social por meio do turismo.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

O post Governo federal amplia políticas para afroturismo com o programa Rotas Negras apareceu primeiro em Diario do Turismo – O jornal diário dos melhores leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *