Imagine acordar com o canto dos pássaros, abrir a porta da sua “casa” temporária e sentir a brisa fresca da serra ou o som do mar em uma praia deserta. O turismo de camping proporciona uma das conexões mais intensas com a natureza, permitindo desacelerar da rotina e redescobrir o essencial. Mais do que uma forma de hospedagem, é uma experiência que valoriza o contato com o meio ambiente e o mínimo impacto ecológico.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur
Com sua imensa diversidade natural, o Brasil é um dos melhores destinos do mundo para quem busca essa imersão. Dos rios do Pantanal às chapadas e montanhas do interior, passando por praias paradisíacas e florestas densas, o país oferece cenários únicos e ideais para o campismo — atividade que, cada vez mais, alia aventura, conforto e sustentabilidade.
Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, o segmento representa um futuro promissor para o setor.
“O camping valoriza a natureza, promove a sustentabilidade e gera oportunidades em pequenas comunidades. Do tradicional ao luxuoso, o Brasil oferece opções para todos os perfis. Incentivar o campismo é fomentar um viajante mais consciente e abrir novas frentes de desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Antes de escolher o destino, o Ministério do Turismo recomenda verificar se o acampamento está registrado no Cadastur, sistema oficial que garante segurança e legalidade à atividade turística. O registro pode ser consultado diretamente no site do Cadastur.
Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur
O post Do básico ao luxo: camping no Brasil ganha força e transforma o turismo de natureza apareceu primeiro em Diario do Turismo – O jornal diário dos melhores leitores.