Belém ganha voo direto para Bogotá e amplia conexões antes da COP30

Trul Hotéis mira expansão no setor de multipropriedade até 2026
30 de outubro de 2025
Meeting Festuris trará palestra exclusiva com Luiz Felipe Pondé em Gramado
30 de outubro de 2025

Belém ganha voo direto para Bogotá e amplia conexões antes da COP30

O Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo (MTur), celebra mais um avanço na preparação da Amazônia para sediar a COP30. Desde 27 de outubro, Belém passou a contar com um voo direto para Bogotá, capital da Colômbia, operado pela Avianca. A nova rota reforça a malha aérea internacional e amplia a conectividade da região Norte com destinos globais.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur

“O Brasil vive o maior momento da história do turismo. Em setembro, batemos o recorde de mais de 7 milhões de turistas estrangeiros, e esse crescimento se reflete também aqui em Belém, que se consolida como um polo internacional de conectividade. A nova rota para Bogotá mostra que estamos prontos para receber o mundo na COP30”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Expansão da conectividade na Amazônia

A rota Belém–Bogotá, operada pela Avianca, tem três frequências semanais em aeronaves Airbus A320neo, com capacidade para até 180 passageiros. Os voos partem de Bogotá às segundas, quartas e sextas-feiras, às 23h05 (horário local), com chegada a Belém às 5h40 do dia seguinte. No sentido inverso, as decolagens ocorrem às terças, quintas e sábados, às 8h50, chegando à capital colombiana às 11h15.

Nos últimos anos, o Aeroporto Internacional de Belém ampliou de forma expressiva sua malha internacional, com rotas operadas por companhias como Azul, TAP Air Portugal e outras, fortalecendo a integração da Amazônia com o mundo. Atualmente, são cerca de 38 voos internacionais semanais para destinos como Miami, Fort Lauderdale, Paramaribo, Caiena e Lisboa.

Entre janeiro e setembro de 2025, o terminal registrou 132 mil passageiros internacionais em 1.365 voos regulares, segundo dados da Norte da Amazônia Airports (NOA). O crescimento foi de 54% no número de viajantes e 90% nas operações em relação a 2023, ano em que Belém foi confirmada como sede da COP30.

Modernização e legado

O aeroporto passou por obras de modernização e ampliação, com a área de embarque expandida de 1.593 m² para 4.303 m² e melhorias em tecnologia, segurança e acessibilidade.

“A nova rota regular entre Belém e Bogotá representa um avanço significativo para dinamizar o turismo no Pará e ampliar nossa conectividade com as Américas e a Europa. Temos elevado a qualidade da experiência de viagem e reforçado os padrões de segurança e eficiência das operações”, destacou Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da NOA.

Impacto econômico e preparação para a COP30

Durante a COP30, companhias como Latam, Air France e TAP Air Portugal também anunciaram reforços nas operações. A Latam oferecerá voos sazonais para Bogotá; a Air France aumentará as frequências para Caiena; e a TAP utilizará aeronaves de maior capacidade na rota Belém–Lisboa.

A concessionária estima movimentar cerca de 508 mil passageiros entre embarques, desembarques e conexões durante o período do evento — quase o dobro do registrado em 2024.

Segundo a Secretaria de Estado de Turismo do Pará, o estado deve receber 1,5 milhão de visitantes em 2025, impulsionado pela COP30. Em 2024, foram 1,2 milhão de turistas e receita de mais de R$ 870 milhões em gastos de visitantes.

Turismo sustentável e legado da COP30

A ampliação da malha aérea internacional de Belém está alinhada ao Plano Nacional de Turismo 2024–2027, que prioriza a descentralização da oferta turística e o fortalecimento da Amazônia como destino global de natureza e cultura.

A ação faz parte do programa Conheça o Brasil: Cidades e Natureza, que estimula o turismo doméstico e internacional e reforça o legado sustentável da COP30 para todo o país.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

O post Belém ganha voo direto para Bogotá e amplia conexões antes da COP30 apareceu primeiro em Diario do Turismo – O jornal diário dos melhores leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *