
Foi aberta oficialmente, nesta terça-feira (2), a 7ª edição do Visit Travel Show, em Porto de Galinhas (PE), consolidado como um dos mais relevantes encontros profissionais do turismo no Nordeste. O evento, realizado no Convention Center do Armação Resort, reúne mais de 1.500 profissionais do Brasil, América Latina e Europa, fortalecendo sua posição como plataforma estratégica para negócios, capacitação e promoção nacional e internacional de destinos turísticos.
Por Simone Barros – @viagemelifestyle , colaboradora do DT


A edição 2025 marca um novo momento para o evento — agora com reposicionamento de marca, mas mantendo a mesma credibilidade e robustez que o tornou referência no setor. O coquetel de abertura foi realizado no Solar Porto de Galinhas, e reuniu autoridades, empresários, imprensa convidada e representantes de instituições públicas e privadas
Durante os dois dias de atividades, o Visit Travel Show oferece: rodadas de negócios com operadoras nacionais e internacionais; área de exposição com destinos, hotéis, equipamentos turísticos e empresas do setor; workshops e capacitações sobre tendências, inovação e estratégias de mercado. O evento conta ainda com o Summit 2025, que reúne especialistas para debater movimentos globais, comportamento do turista e promoção integrada. “O Summit chega renovado, trazendo debates essenciais e um olhar atualizado sobre o mercado, IA, gestão, novas rotas aéreas e o comportamento do turista. Nossa missão é oferecer conteúdo de alto nível,”, destaca Eduardo Tiburtius, presidente da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG).


O evento é uma realização do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau (PGACVB) e da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG), com apoio do Governo de Pernambuco (Empetur e Suape), Sebrae-PE, Prefeitura do Ipojuca, Banco do Nordeste, Embratur e Ministério do Turismo.
O presidente da Empetur, Eduardo Loyo, destacou, durante a abertura do evento, o papel estratégico do Estado no cenário turístico atual: “a promoção turística de Pernambuco precisa estar presente nos principais eventos do Brasil — e temos feito isso de forma consistente. Nos últimos dois anos e onze meses, conquistamos resultados expressivos, como a expansão da malha aérea e o fortalecimento da promoção internacional. O Aeroporto dos Guararapes segue como o maior portão de entrada internacional do Nordeste.”
Loyo também reforçou os investimentos em infraestrutura realizados pelo governo estadual: “a melhoria de acessos na região é um aspecto fundamental no nosso turismo. A PE-009 e as estradas que conectam pontos turísticos importantes, além da retomada do uso de jatos em Fernando de Noronha após três anos, mostram nosso compromisso com o desenvolvimento do setor.”
O diretor da Embratur, Bruno Reis, ressaltou o impacto crescente do evento na estratégia de promoção do Brasil no exterior: “o tamanho que o Visit Travel Show ganhou nos últimos três anos comprova sua relevância. Porto de Galinhas é um case de sucesso na experiência do turista e na articulação entre mercado doméstico e internacional.”
O executivo reforça que o evento simboliza um ecossistema integrado: “a Embratur traz turistas, mas quem faz o turismo acontecer são os atores locais. Eventos como este nos permitem alinhar a jornada completa do visitante e fortalecer a presença do Brasil no cenário internacional.”
Para o empresário Eduardo Tiburtius, também presidente da AHPG, a força do turismo local é resultado de uma construção coletiva: “O turismo vai muito além da hospedagem. Aqui, conseguimos conectar operadoras do Brasil e do exterior com empresários locais, destinos e experiências. Essa integração gera oportunidades reais de negócios“, destaca.
Tiburtius reforça que o trade de Porto de Galinhas tem uma característica singular: “temos um empresariado que trabalha em conjunto, e entidades que atuam de forma integrada. Isso nos permite realizar ações comerciais cada vez mais estratégicas e efetivas. Quando falamos de turismo, defendemos o Nordeste como protagonista.”

Reconhecido pelas belezas naturais e ampla rede hoteleira, Porto de Galinhas reafirma, em mais uma edição, sua relevância como destino sede para grandes eventos do setor.
Alexandre Alves, do Sebrae – PE, destaca a importância da gastronomia como pilar importante do turismo. “Vale destacar a nossa gastronomia como experiência para os turistas. É rico nosso litoral. Há muita diversidade. Temos a gastronomia do mangue, por exemplo, a ser explorada”, afirma o executivo.
Para Deomaci Ramos, da Secretaria de Turismo da cidade, Porto de Galinhas vive um momento especial de organização, expansão e fortalecimento do destino. “O turista estrangeiro não busca apenas as praias tradicionais. Ele quer conhecer Carneiros, Maragogi e vivenciar o ecoturismo da região que estamos expandindo e organizando. Em 2026, estaremos ainda mais voltados para o interior do município, ampliando nossa oferta turística.”
Ele reforçou o trabalho recente de ordenamento territorial: “neste ano realizamos o ordenamento das praias, etapa fundamental para garantir sustentabilidade e qualidade na experiência do visitante.”
Deomaci destacou ainda dois elementos pouco conhecidos, mas extremamente valiosos na experiência turística local : “temos 62 engenhos identificados no município e o baobá mais antigo fora da África e da Austrália. Nossa história e nossa cultura são diferenciais que queremos valorizar cada vez mais.”
O post Porto de Galinhas sedia a 7ª edição do Visit Travel Show com foco em promoção turística, integração do trade e expansão internacional apareceu primeiro em Diario do Turismo – O jornal diário dos melhores leitores.