Expo Fórum Visite São Paulo chega à 11ª edição com foco em rotas, roteiros e expansão do turismo

Parque Nacional do Iguaçu recebe 38 mil turistas no Carnaval 2026
19 de fevereiro de 2026
Greve na Argentina impacta voos no Brasil e especialista explica direitos do passageiro
19 de fevereiro de 2026

Expo Fórum Visite São Paulo chega à 11ª edição com foco em rotas, roteiros e expansão do turismo

O 11º Expo Fórum Visite São Paulo será realizado no próximo dia 25 de fevereiro, no WTC Events Center, na capital paulista. Com o tema “Rotas e Roteiros”, o evento reunirá lideranças do turismo, autoridades públicas e empresários para debater os próximos passos do setor no Estado e abrir oficialmente o calendário estratégico do trade turístico em 2026.

REDAÇÃO DO DIÁRIO 

Durante coletiva online realizada nesta quinta-feira (19), acompanhada pelo Diário do Turismo, dirigentes do Visite São Paulo Convention & Visitors Bureau destacaram que o evento chega à 11ª edição consolidado como espaço estratégico de conteúdo, networking e vitrine de produtos turísticos do Estado.

Segundo Fernando Guinato, presidente do Conselho de Administração da entidade, o fórum mantém seu propósito de integração do setor. “Chegamos ao 11º fórum com a certeza de que será mais um grande sucesso. É sempre um momento de congraçamento, de estarmos juntos, nos cumprimentarmos e fortalecermos o setor”, afirmou.

Programação do 11º Expo Fórum Visite São Paulo – 2026 - Crédito: divulgação
Programação do 11º Expo Fórum Visite São Paulo – 2026 – Crédito: divulgação
Expositores e Feira de Produtores – Crédito: divulgação

Evento une conteúdo, exposição e networking

Realizado no WTC Events Center, o evento acontece das 8h às 12h30, com programação dividida entre palestras e área expositiva.

O presidente executivo do Visite São Paulo, Toni Sando, ressaltou que a proposta é concentrar debates estratégicos logo no início do ano e otimizar o tempo dos participantes. “É um evento que a gente organiza com muito carinho e atenção. Queremos sintetizar o debate para que todos saiam com algum aprendizado, seja sobre mercado aéreo, hotelaria ou as rotas criadas pela Secretaria de Turismo”, declarou.

Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo Convention & Visitors Bureau. - Crédito: Reprodução / Diário do Turismo
Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo Convention & Visitors Bureau. – Crédito: Reprodução / Diário do Turismo

Sando também destacou o impacto econômico do setor: “A maior importância desse evento é mostrar o impacto econômico que o turismo e os eventos geram para o destino. Esse é o nosso propósito enquanto Visite São Paulo.”

Ao falar sobre o cenário competitivo, ele reforçou: “O turismo é como uma bicicleta: se parar de pedalar, cai. Outros destinos estão captando eventos, fazendo promoção e roadshows. Precisamos continuar trabalhando para manter São Paulo na prateleira.”

Papel estratégico do setor

Membro do Conselho de Administração (gestão 2025-2027), Raffaele Cecere também destacou a relevância do encontro. “Esse evento é quase um filho para nós. Estamos desde o início participando da construção. É uma honra realizar mais uma edição e contribuir para o desenvolvimento da cidade de São Paulo”, afirmou.

Raffaele Cecere, membro do Conselho de Administração (gestão 2025-2027) do Visite São Paulo Convention & Visitors Bureau. - Crédito: Reprodução / Diário do Turismo
Raffaele Cecere, membro do Conselho de Administração (gestão 2025-2027) do Visite São Paulo Convention & Visitors Bureau. – Crédito: Reprodução / Diário do Turismo

Segundo Cecere, o fórum é fundamental para reunir o trade e fortalecer conexões. “É um evento muito importante para reunir as pessoas do setor e pensar sempre no desenvolvimento da cidade”, completou.

São Paulo amplia protagonismo no turismo

Durante a coletiva, o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, apresentou dados do desempenho paulista. “No último ano, São Paulo teve 51 milhões de pessoas que fizeram turismo no Estado. Quase 3 milhões foram turistas internacionais. Um terço de todos os turistas internacionais que vieram ao Brasil vieram para São Paulo”, afirmou.

Ele anunciou que o próximo passo da política pública será ampliar o alcance do turismo nos municípios. “Hoje, 44% dos municípios do Estado são turísticos. Nosso próximo passo é inserir 100% dos municípios na política pública do turismo”, declarou.

Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. - Crédito: Reprodução / Diário do Turismo
Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, durante coletiva online realizada nesta quinta-feira (19). Crédito: Reprodução / Diário do Turismo

Lucena também destacou os investimentos realizados: “Foram R$ 3 bilhões em financiamento para municípios turísticos e iniciativa privada em três anos, por meio do Creditur.”

Entre as iniciativas em andamento está a implantação de novos distritos turísticos, incluindo um na Serra da Mantiqueira.

Promoção e continuidade

Ao encerrar, Toni Sando reforçou a necessidade de continuidade na promoção do destino. “Todo mundo já descobriu que o turismo é a bola da vez. Por isso precisamos continuar pedalando para não sermos ultrapassados”, concluiu.

O Expo Fórum também contará com programação dedicada à aviação, com participação da ABEAR, além de debates sobre hotelaria, ESG, segurança pública e economia do turismo. Saiba mais no site.

O post Expo Fórum Visite São Paulo chega à 11ª edição com foco em rotas, roteiros e expansão do turismo apareceu primeiro em Diario do Turismo – O jornal diário dos melhores leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *