

O Carnaval 2026 confirmou a força do turismo de natureza no Sul do Brasil. O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as mundialmente famosas Cataratas do Iguaçu, recebeu 38.862 visitantes entre os dias 14 e 17 de fevereiro. O número superou a expectativa inicial de 35 mil pessoas e representou crescimento de 5,74% em relação ao Carnaval do ano passado, quando 36.751 turistas passaram pela unidade de conservação.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias
O domingo foi o dia de maior movimento, com 15.405 visitantes — a segunda maior visitação desde o início da concessão da Urbia+Cataratas, ficando atrás apenas do feriadão de abril de 2025, entre a Sexta-Feira Santa e Tiradentes.

Na soma dos quatro dias, os brasileiros formaram o maior público, seguidos por argentinos e paraguaios. Ao todo, turistas de 73 nacionalidades passaram pelo parque. Entre os estrangeiros com maior presença estavam norte-americanos, chineses, alemães, chilenos, peruanos, franceses, canadenses e espanhóis.
No cenário nacional, o Paraná liderou o ranking de visitantes (9.000), seguido por São Paulo (8.021) e Santa Catarina (2.209).
Segundo o CEO da Urbia+Cataratas, Mario Macedo Junior, os feriados prolongados são estratégicos para a unidade. “É quando as pessoas aproveitam para conhecer novos atrativos, relaxar e viver experiências encantadoras. O parque é o cenário ideal para recarregar as energias. Por isso ampliamos nosso atendimento e as atividades inclusas no ingresso”, destacou.

Para muitos turistas, o feriado foi sinônimo de conexão com a natureza. Durante os quatro dias, o parque abriu uma hora mais cedo e ofereceu programação especial inclusa no ingresso, com pintura facial, oficinas de máscaras e música ao vivo em pontos estratégicos.
A força das quedas d’água e a bruma refrescante ajudaram a amenizar o calor, enquanto o verde da Mata Atlântica proporcionou momentos de contemplação. Além do tradicional circuito das Cataratas, os visitantes puderam percorrer trilhas e conhecer o Espaço Usina, no Circuito São João, que conta com cafeteria, sanitários e um deque com vista para uma queda natural.
Turistas de São Paulo, como Nicole, Natalia e Vilma, escolheram trocar os blocos pela paisagem. “É surreal, todo mundo tem que vir”, comentou Nicole, após a experiência do passeio de barco.

Para quem pretende visitar o parque em feriados, a recomendação é adquirir o ingresso com antecedência pelo site oficial, escolhendo dia e horário. Passeios especiais, como amanhecer, pôr do sol e visita noturna, têm vagas limitadas e costumam esgotar rapidamente.
Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Parque Nacional do Iguaçu é Patrimônio Mundial Natural reconhecido pela UNESCO e referência internacional em turismo sustentável.
Visitação no feriadão:
Sábado (14/02): 6.373 visitantes
Domingo (15/02): 15.405
Segunda-feira (16/02): 9.652
Terça-feira (17/02): 7.432
O resultado reforça o apelo das Cataratas como destino ideal para quem busca experiências autênticas em meio à natureza — inclusive no período mais festivo do calendário brasileiro.
O post Parque Nacional do Iguaçu recebe 38 mil turistas no Carnaval 2026 apareceu primeiro em Diario do Turismo – O jornal diário dos melhores leitores.