Cleide Balestri: 26 anos no coração do grupo Royal Palm Hotels & Resorts
Durante a realização da ABAV Expo SP, em Campinas, o DIÁRIO conversou com Cleide Balestri, gerente geral do Royal Palm Tower Anhanguera e do Hotel Contemporâneo. Isto mesmo, ela comanda dois hotéis, o primeiro com 226 apartamentos e o segundo com 380 habitações.
por Paulo Atzingen, de São Paulo*
Com passagens pelo Sheraton Mofarrej, Transamérica São Paulo e Transamérica Comandatuba, Cleide Balestri chegou ao Royal Palm Hotels & Resorts em 1999, num momento em que o grupo ainda dava os primeiros passos rumo à expansão.
Ela conta que à época o hotel Royal Palm Plaza tinha 125 quartos e uma área de compras pequena. “Ajudei a organizar, estruturar. Estava tudo no começo e eu vi tudo tomar forma”, lembra.
Desde o começo
A história de Cleide se entrelaça com a evolução do grupo. “Convivi muito com o seu Armindo Dias, aprendi demais com ele. Um grande professor, como o Antônio. Cresci junto com o grupo”, relembra. Cleide desempenhou diversas funções — oito anos na área de compras, nove na governança — até assumir a gerência de duas unidades no centro da cidade, o Tower Campinas e o Residence. Depois, foi selecionada internamente para comandar os dois novos hotéis da rede: o Anhanguera, inaugurado em setembro de 2018, e o Contemporâneo, em janeiro de 2019.
O Tower Anhanguera é um hotel upmidscale, com 226 quartos, foco corporativo e estrutura para eventos (ARQUIVO DT)
Equipe robusta
Cleide mantém a operação destes dois hotéis sob controle com o apoio de uma equipe robusta. “Tenho gerentes em todas as áreas — hospedagem, manutenção, alimentos e bebidas, controladoria — que trabalham nos dois hotéis. A gente reveza: metade do dia em um, metade no outro. Tem dias que um exige mais, mas é muito tranquilo”, explica.
Perfis distintos
As unidades possuem perfis distintos. O Tower Anhanguera é um hotel upmidscale, com 226 quartos, foco corporativo e estrutura para eventos. “Temos hoje a segunda maior área de convenções de Campinas, atrás apenas do Hall e do Plaza. São cerca de 760 metros quadrados moduláveis, com alta demanda de eventos”, detalha. Por isso, ali a equipe conta com 97 colaboradores. Já o Contemporâneo, com 310 quartos, segue o conceito “chic basic” e opera com serviços mais enxutos, com 70 funcionários.
O Contemporâneo, com 310 quartos, segue o conceito “chic basic” e opera com serviços mais enxutos, com 70 funcionários (ARQUIVO DT)
Jovem aprendiz
Um destaque na gestão dos dois hotéis é a adoção do programa Jovem Aprendiz, que oferece oportunidade para estudantes de entidades e do Senac ingressarem no mercado de trabalho. “Eles recebem uma bolsa-auxílio, vêm alguns dias da semana, em horário reduzido, e passam pelas áreas do hotel. Ficam cerca de quatro meses em cada setor, aprendem, vivenciam. Quando chega ao final do programa, a grande maioria é contratada”, afirma Cleide ao DIÁRIO.
Com uma trajetória construída no coração do grupo Royal Palm Hotels & Resorts e uma gestão firme, Cleide segue liderando com atenção aos detalhes, valorizando pessoas e acompanhando de perto cada movimento de seus hotéis — como tem feito há mais de duas décadas.
*Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO