Durante a WTM Latin America 2025, em São Paulo, a Embratur e a Royal Air Maroc deram um novo passo estratégico na ampliação do turismo internacional no Brasil. As duas instituições assinaram, nesta terça-feira (15), um Protocolo de Intenções com foco no fortalecimento da conectividade aérea e no aumento do fluxo de turistas estrangeiros para o país. A iniciativa consolida a parceria iniciada no ano passado, com a adesão da companhia ao Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI).
REDAÇÃO DO DT
A assinatura do protocolo aconteceu às 13h, no estande da Royal Air Maroc, durante a WTM Latin America. Representando a Embratur, esteve presente o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Bruno Reis. Já a companhia aérea foi representada por Othman BABA, diretor regional da RAM na América do Sul.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o acordo reforça a importância da parceria estratégica com a Royal Air Maroc na ampliação da conectividade do Brasil com outros países, o que pode atrair ainda mais turistas estrangeiros.
“Depois de atuarmos juntos trazendo agentes de turismo europeus para o Brasil pelo PATI, poderemos seguir ampliando essa parceria em novas ações de promoção de destinos brasileiros. O efeito disso é comprovado no crescimento da movimentação turística, que leva ao desenvolvimento do mercado do turismo e à geração de emprego e renda para nossa economia”, afirmou Freixo.
O diretor regional da RAM destacou a meta de expandir as frequências de voos da companhia para o Brasil. “O Protocolo de Intenções vem na sequência do programa PATI, no qual estivemos envolvidos com a Embratur, com o objetivo de promover as chegadas internacionais ao Brasil. A parceria teve início em 2024 e teve seu ciclo concluído com enorme sucesso. Por isso, decidimos estendê-la por meio da assinatura deste Protocolo, que busca continuar promovendo as chegadas internacionais ao Brasil a partir dos principais mercados da Royal Air Maroc para o país, que são Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, França, Rússia e, até mesmo, o Egito”, disse.
Em março, a companhia realizou duas famtours em São Paulo em parceria com a Embratur, promovendo o voo direto entre Casablanca e Guarulhos — rota que foi retomada após cinco anos. As ações foram voltadas aos mercados espanhol e português. Para maio, está prevista uma nova ação com foco no mercado francês.
“Atualmente, temos três voos semanais, mas muito em breve aumentaremos essa frequência para cinco ou seis. Essa é a nossa principal colaboração com a Embratur”, pontuou Othman BABA.
A iniciativa faz parte do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), política pública lançada pela Embratur em 2024 com foco em ampliar o turismo estrangeiro por meio do aumento da oferta de assentos em voos internacionais e da contratação de planos de promoção em mercados estratégicos. O objetivo é fortalecer a competitividade do Brasil como destino turístico global.
Executado pela Embratur, o PATI conta com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), viabilizados por meio de parceria com os ministérios do Turismo (MTur) e de Portos e Aeroportos (MPor).
Fonte: Embratur
O post WTM 2025: Embratur e Royal Air Maroc fecham acordo para impulsionar turismo internacional apareceu primeiro em Diario do Turismo – O jornal diário dos melhores leitores.