Expositores da WTM Latin America confirmam boas perspectivas e crescente interesse do público profissional

Ushuaia em Foco: Hotéis Arakur e Tolkeyén na WTM Latin America
17 de abril de 2025
Costa Diadema e MSC Seaview fecham temporada no Pier Mauá (RJ)
17 de abril de 2025

Expositores da WTM Latin America confirmam boas perspectivas e crescente interesse do público profissional

A 12ª edição do evento, encerrada nesta quarta-feira (16) e que já tem data definida para o próximo ano, entre os dias 14 e 16 de abril, recebeu avaliação positiva de expositores, que tiveram oportunidade de mostrar atrativos e produtos. Em entrevistas ao DIÁRIO DO TURISMO, a unanimidade ficou por conta do alto nível dos cerca de 30 mil visitantes, representantes do segmento de intermediação de viagens, ávidos por novidades.

Por Cecília Fazzini, especial para o DIÁRIO

Ambiente de negócios

Entre os estandes e participante pela primeira vez da WTM Latin America, a Setur-Piauí registrou a presença como momento importante para se aproximar do trade. Fanuel Adauto, diretor de Eventos e Patrocínios do órgão, destacou a intenção de retornar à feira em 2026 por identificar “ambiente propício e feito para negócios”. O estado, que compareceu com uma comitiva de operadores e roteiros, destacou sua oferta turística perante outros estados e países. “O Piauí confirmou que consegue se posicionar como um destino único, que agrega gastronomia, praias paradisíacas e experiências muito genuínas, como o Museu do Homem Americano e a Serra da Capivara, berço do homem americano, além da capital Teresina, voltada para o corporativo e o litoral”. Ponto forte, conforme seu relato, ficou por conta da interação entre os canais de distribuição e os operadores. “Várias pessoas nos procuraram dizendo: estou com um grupo querendo conhecer o Piauí. O que vocês têm lá?”

Fanuel Adauto, diretor de Eventos e Patrocínios da Setur-PI - Crédito: Cecilia Fazzini / DT
Fanuel Adauto, diretor de Eventos e Patrocínios da Setur-PI – Crédito: Cecilia Fazzini / DT

Consolidação no mercado

Há mais de cinco edições com território demarcado na WTM, a Cativa Operadora se mantém confiante no movimento do mercado. Mateus Eidt, diretor comercial da empresa, acredita que pela quantidade de fornecedores, tanto nacionais quanto internacionais, é possível consolidar a participação entre os players. Sobre a presença de um número maior de operadoras de turismo nesta edição da feira, o executivo considera: “acaba trazendo mais opções para o agente de viagens”. Durante o evento, a Cativa, que tem como carro-chefe os bloqueios aéreos e está completando 24 anos de atuação, decidiu inovar ainda mais. “Até dezembro, vamos lançar dentro do nosso portal mais de 50 mil oportunidades de assentos, 20 mil a mais do volume de bloqueios que disponibilizamos nos últimos quatro anos, tanto para voos nacionais quanto internacionais”, adiantou o diretor.

Mateus Eidt, diretor comercial da Cativa Operadora - Foto - Cecilia Fazinni - DT
Mateus Eidt, diretor comercial da Cativa Operadora – Foto – Cecilia Fazinni – DT

Dinamismo e relacionamento 

Ilka Padula, diretora de Vendas Globais para América Latina e Caribe da Wyndham Hotels & Resorts, reconhece o dinamismo da WTM e salienta: “ percebemos aumento nos espaços dedicados aos destinos brasileiros e latino americanos. A feira mostra, ainda, que conseguimos fortalecer a relação com nossos hotéis e engajar os clientes com reuniões e novas possibilidades de negócios”. Para o público do evento as novidades ficaram por conta da abertura recente de hotéis como: Wyndham Alltra Cancun, Viva Miches e Wyndham de Lima. Sobre a proposta da organização da WTM, de motivar fornecedores e visitantes do evento, a abraçarem o conceito de maior humanização na atividade  do Turismo, apenas utilizando-se da evolução tecnológica como auxiliar na operação, Padula afirma que a capacitação da equipe e a maior proximidade com o cliente estão sempre na mira do grupo, com acréscimo de novas ferramentas. “Queremos sempre ser ágeis, integrados com os clientes, reduzir tempo de espera para atender cada vez melhor! Contamos, para isso, com o aplicativo do wyndham rewards e wyndham connect para check in e check out”.

Ilka Padula, diretora de Vendas Globais para América Latina e Caribe da Wyndham Hotels & Resorts - Foto: divulgação
Ilka Padula, diretora de Vendas Globais para América Latina e Caribe da Wyndham Hotels & Resorts – Foto: divulgação

Recorde de adesão

Na concepção de Diogo Beltrão, diretor de Marketing e Comunicação da Empetur – órgão de promoção turística de Pernambuco, com o encerramento da 12ª. WTM aumentou a expectativa com o retorno da feira para o destino. “Trouxemos 72 empresas do estado – recorde da adesão do nosso trade –  para compor o estande, fazendo negócios e reuniões em operadores e agentes de viagens, para mostrar o diferencial de nossos atrativos”. Sua previsão é a de que o estande de 100 metros quadrados, nesta edição, terá que ser ampliado porque, em 2026, a estimativa é de que mais parceiros venham aderir a participação no evento. O lançamento da nova marca de Fernando de Noronha chamou a atenção do público, o que, explica ele, “gerou maior curiosidade sobre o destino, forma adequada de proceder nas vendas e busca de informações sobre a conectividade aérea para a ilha, além do interesse sobre Porto de Galinhas com a variedade de resorts presentes naquela localidade. Beltrão ressaltou, também, as consultas sobre o São João de Caruaru, festividade que acontece durante mais de 60 dias. O túnel de experiências imersivas na entrada da feira se transformou na resposta de Pernambuco à convocação de humanização do aparato turístico, proposto pela organização. Essa iniciativa na feira contemplou a interatividade com os destinos pernambucanos e suas particularidades culturais como a gastronomia e o artesanato. “O povo pernambucano é muito caloroso, muito do contato, tem necessidade da proximidade, do olho no olho, os turistas são muito bem recebidos nos nossos destinos”, acentua.

Danielly Aguiar, diretora de Planejamento e Gestão, e Diogo Beltrão, diretor de Comunicação e Marketing da Empetur, durante participação na WTM Latin America 2025 - Foto: Cecília Fazzini / DT
Danielly Aguiar, diretora de Planejamento e Gestão, e Diogo Beltrão, diretor de Comunicação e Marketing da Empetur, durante participação na WTM Latin America 2025 – Foto: Cecília Fazzini / DT

O post Expositores da WTM Latin America confirmam boas perspectivas e crescente interesse do público profissional apareceu primeiro em Diario do Turismo – O jornal diário dos melhores leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *