Buenos Aires é uma cidade que encanta a cada esquina. Com energia vibrante e riqueza cultural, convida você a explorar suas joias arquitetônicas, murais urbanos, tango nas ruas, fileteado portenho e cafés cheios de história.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, nos meses de inverno, quando o frio convida a vivenciar a cidade por dentro, seus mais de 150 museus, mais de 700 livrarias e uma cena teatral incomparável na região ganham destaque, tornando-se refúgios acolhedores que celebram a arte e a identidade de Buenos Aires.
“Buenos Aires é uma cidade vibrante o ano todo, mas no inverno, sua oferta cultural a torna especialmente atraente. Do teatro independente — com peças para todas as idades e bolsos — aos grandes espetáculos na Avenida Corrientes, a cidade apresenta uma programação única que rivaliza com a de metrópoles como Londres ou Nova York, e inclui inúmeras opções para as famílias aproveitarem”, disse Valentín Diaz Gilligan, presidente do Visit Buenos Aires, organização responsável pela promoção turística internacional da Cidade de Buenos Aires.
Uma das primeiras paradas imperdíveis na agenda cultural de Buenos Aires é o Teatro Colón, seja assistindo a uma de suas apresentações ou fazendo uma visita guiada. Reconhecido como um dos cinco teatros com a melhor acústica do mundo, este ícone portenho guarda mais de cem anos de história a serviço da cultura argentina e mundial.
Seguindo o ritmo teatral da cidade, a Avenida Corrientes é um lugar imperdível. Caminhar por ela é vivenciá-la e, à noite, é possível sentir a energia única transmitida por seus mais de 24 teatros e cinemas, com uma ampla programação teatral e milhares de pessoas entrando e saindo constantemente. E como manda a tradição portenha, não há melhor maneira de terminar a noite do que com uma fatia de pizza de prato fundo em uma das icônicas pizzarias que fazem parte da vida noturna da cidade.
Por outro lado, não é por acaso que Buenos Aires é reconhecida mundialmente como a Capital do Tango. Nascido nos bairros portenhos, esse gênero continua representando os costumes e a identidade de toda a região do Rio da Prata. Hoje, a cidade mantém essa tradição viva com uma grande variedade de espaços dedicados ao tango: milongas, teatros e museus que o preservam e celebram. E para aqueles que buscam uma noite completa, os bairros de Buenos Aires oferecem uma grande variedade de casas de tango que combinam jantar e show ao vivo, uma experiência única para mergulhar na alma do tango de Buenos Aires.
Para quem busca experiências gratuitas, o Ateneo Grand Splendid — a maior livraria da América do Sul — é parada obrigatória. Centenas de pessoas o visitam todos os dias e, embora seja possível comprar músicas, filmes e livros, entrar neste lugar já é uma experiência única.
Além disso, Buenos Aires oferece diversos museus gratuitos que valem a pena visitar, como o Museu Nacional de Belas Artes e o Museu de Arte Moderna. Outro local imperdível é o Caminito, em La Boca, um museu a céu aberto onde seus famosos cortiços coloridos exalam história, tango e tradição. E para caminhadas repletas da identidade portenha, San Telmo convida você a se perder entre suas ruas de paralelepípedos, feiras e antiquários.
O calendário musical de Buenos Aires está no mesmo nível das grandes capitais mundiais. Neste inverno, James Blunt chega ao Teatro Gran Rivadavia com sua nova turnê, enquanto Diego Torres promete emocionar com uma série de shows na Movistar Arena. Também são esperadas apresentações de artistas como Katy Perry e Tini, que se juntam a uma programação crescente para 2025, que consolida a cidade como um destino fundamental para a música ao vivo.
O segundo semestre promete ainda mais artistas internacionais: Imagine Dragons, Oasis, Kendrick Lamar, Dua Lipa e Rod Stewart se apresentarão, além do retorno do festival Creamfields, que terá David Guetta como uma de suas principais atrações no Parque de la Ciudad.
Buenos Aires se posicionou como um dos pólos gastronômicos mais importantes da região, graças a uma oferta que combina tradição com vanguarda e sabores que remetem à mais autêntica cultura argentina. Tabernas de bairro e bares renomados com décadas de história coexistem com restaurantes gourmet com estrelas Michelin, como Aramburu, Don Julio, Crizia e Trescha.
“No inverno, a cidade inteira se transforma: tabernas, pizzarias e bares renomados começam a lotar mais cedo, e tanto visitantes quanto moradores locais ficam até mais tarde apreciando pratos da culinária portenha, compartilhando momentos com amigos e se deixando levar pelo aconchego de nossos estabelecimentos gastronômicos”, acrescentou Valentín Diaz Gilligan.
Mesmo no frio, a cidade oferece inúmeras atividades ao ar livre para quem busca se manter ativo: o Bosque de Palermo, a Reserva Ecológica e o novo Parque da Inovação são apenas alguns dos espaços verdes que incentivam o movimento.
E este ano, de 19 de julho a 3 de agosto, o Parque da Cidade oferecerá um novo “Parque de Inverno”: um espaço temático único, multidisciplinar e interativo, com uma programação gratuita de oficinas para toda a família, incluindo uma pista de patinação no gelo.
Com shows para todos os gostos, atrações acessíveis, sabores únicos e atividades ao ar livre, Buenos Aires convida você a vivenciar um inverno repleto de experiências. Uma cidade que te recebe de braços abertos o ano todo.
O post Inverno em Buenos Aires: descubra cultura, sabores e passeios imperdíveis apareceu primeiro em Diario do Turismo – O jornal diário dos melhores leitores.