Air Canada anuncia lockout de 72 horas e prepara suspensão gradual das operações

Tecnologia traz dados em tempo real para otimizar viagens corporativas
14 de agosto de 2025
João Pessoa ganha 230 voos da Azul na temporada de verão
14 de agosto de 2025

Air Canada anuncia lockout de 72 horas e prepara suspensão gradual das operações

A Air Canada informou que iniciará, a partir desta quinta-feira, 14 de agosto, a suspensão gradual da maior parte de suas operações, com paralisação total prevista para o dia 16, em resposta ao aviso de greve emitido pelo Sindicato Canadense dos Empregados Públicos (CUPE), que representa 10 mil comissários de bordo da Air Canada e da Air Canada Rouge. O objetivo, segundo a companhia, é oferecer previsibilidade aos clientes e evitar o caos de uma interrupção inesperada.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessoria

Os voos da Air Canada Express, operados pela Jazz e PAL Airlines, continuarão normalmente, mas atendem apenas cerca de 20% da demanda diária. A suspensão poderá afetar até 130 mil passageiros por dia, incluindo 25 mil canadenses retornando do exterior.

A decisão foi tomada após oito meses de negociações sem acordo, mesmo com mediação federal. Em 11 de agosto, a empresa apresentou uma proposta que incluía aumento total de 38% na remuneração em quatro anos, pagamento em solo, melhorias em pensões e benefícios, e mais descanso para as tripulações — sem exigir concessões do sindicato. O CUPE rejeitou a oferta e também uma proposta de arbitragem vinculativa feita pela empresa.

“Embora lamentemos o impacto sobre clientes e parceiros, a única medida responsável é uma suspensão ordenada das operações”, afirmou Michael Rousseau, CEO da Air Canada. Ele reforçou que o plano busca minimizar transtornos e permitir reposicionamento de aeronaves e tripulações para retomada mais rápida do serviço.

A companhia solicita agora arbitragem obrigatória ao governo canadense, citando precedentes de intervenções em greves nos setores ferroviário, portuário e aéreo. Sem resolução próxima, a Air Canada considera que o lockout é a única forma de reduzir impactos para viajantes, empresas e a economia.

Impacto para clientes
Passageiros com voos cancelados serão notificados e terão reembolso integral, que pode ser solicitado no site oficial ou no aplicativo da companhia. A Air Canada também fechou acordos com outras empresas aéreas para tentar oferecer alternativas, embora a disponibilidade seja limitada no verão. Haverá política flexível de remarcação sem custos adicionais e cumprimento das normas aplicáveis de reembolso e assistência.

A recomendação é que apenas clientes com voos confirmados se dirijam ao aeroporto, após verificar o status no site ou no aplicativo. Informações adicionais e um FAQ estão disponíveis em www.aircanada.com/action.

O post Air Canada anuncia lockout de 72 horas e prepara suspensão gradual das operações apareceu primeiro em Diario do Turismo – O jornal diário dos melhores leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *