
O verão brasileiro terá uma malha aérea mais robusta. Segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), as companhias nacionais programaram cerca de 150 mil voos e mais de 20 milhões de assentos para o período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026, somando operações domésticas e internacionais. A projeção indica um crescimento de aproximadamente 15% em relação à última alta temporada.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur
Ao todo, serão mais de 9 mil voos extras e 1,4 milhão de assentos adicionais para atender ao avanço da demanda. A expansão é puxada especialmente pelos destinos nordestinos, que seguem entre os mais buscados pelos viajantes brasileiros e estrangeiros.
Cidades como Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Natal, Recife, Salvador e Porto Seguro terão incremento significativo de voos. A temporada marca também a retomada das operações para Fernando de Noronha (PE). Em alguns destinos, como Jericoacoara e Juazeiro do Norte, a frequência semanal deve dobrar.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, o movimento demonstra a força do setor.
“A expansão da malha aérea e a ampliação da oferta são estratégicas para reforçar a conectividade do país. Os números mostram que turistas brasileiros e estrangeiros querem, cada vez mais, descobrir o que o Brasil oferece”, afirmou.
Além do Nordeste, o período terá reforço de voos para o Centro-Oeste, especialmente Cuiabá, e para destinos do Sul, como Florianópolis, Navegantes-Balneário Camboriú, Curitiba, Foz do Iguaçu e Porto Alegre.
O presidente da Abear, Juliano Noman, destaca a retomada consistente do transporte aéreo. “Em 2025 superamos, pela primeira vez, os números pré-pandemia. A ampliação da malha para a alta temporada reforça a confiança das empresas no aumento da conectividade e na inclusão de mais brasileiros no transporte aéreo”, pontuou.
Gol
A companhia terá 65 mil voos e aproximadamente 12 milhões de assentos na temporada.
“Estamos expandindo nossas conexões, não apenas entre os principais destinos nacionais, mas também em novos mercados internacionais”, afirma Mateus Pongeluppi, vice-presidente Comercial.
LATAM
A LATAM programou mais de 42.700 voos, incluindo 2 mil operações extras e seis rotas adicionais domésticas, ampliando o potencial para 385 mil passageiros a mais.
“Com esses ajustes, reforçamos nossa estratégia de entregar mais conectividade aos destinos de lazer mais procurados, de forma eficiente e sustentável”, explica Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing.
Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur
O post Alta temporada terá 150 mil voos no Brasil e recorde de assentos, diz Abear apareceu primeiro em Diario do Turismo – O jornal diário dos melhores leitores.