Brasil ganha homenagem inédita no maior encontro gastronômico do Chile

STF intervém e paralisa processos sobre atrasos e cancelamentos de voos
27 de novembro de 2025
Espumante brasileiro entra no Top 10 dos melhores do mundo na França
27 de novembro de 2025

Brasil ganha homenagem inédita no maior encontro gastronômico do Chile

O Brasil é o país convidado da primeira edição do Encuentro de Gastronomía, Turismo y Saberes, realizado em Santiago, no Chile. O evento começou nesta segunda-feira (24) e segue até quinta-feira (27), reforçando o intercâmbio de experiências entre os dois países. O Chile é hoje o terceiro maior emissor de turistas internacionais para o Brasil.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações da Embratur

Para destacar a homenagem chilena à gastronomia brasileira, a Embratur levou ao festival dois chefs de referência: Saulo Jennings, do Pará, e Marcos Livi, do Rio Grande do Sul. Eles representam experiências do portfólio Feel Brasil e apresentam ao público algumas das vivências mais autênticas do país.

Jennings conduz a Piracaia da Amazônia, tradição ancestral dos povos ribeirinhos de Alter do Chão. O ritual envolve peixes frescos, pescados no mesmo dia, assados lentamente sobre brasas. Tudo acontece à beira do Rio Tapajós, enquanto histórias são compartilhadas em torno do fogo. O chef foi nomeado Embaixador do Turismo Mundial pela ONU durante o G20 Brasil 2024.

Já Livi apresenta a experiência Ferro e Fogo, na Serra Gaúcha. A proposta transforma o ato de comer em um espetáculo sensorial, unindo cortes premium, técnicas ancestrais e 50 hectares de natureza preservada. Ambos participam de cooking shows e palestras ao longo da programação.

A Embratur também promove ações estratégicas com parceiros chilenos. Em conjunto com a Subsecretaria de Turismo do Chile, a Agência realizará um coquetel no Sky Costanera, com menu assinado por Marcos Livi. Na programação técnica, a gerente de Projetos Estruturantes, Ana Paula Jacques, participa de um painel sobre o turismo entre Brasil e Chile.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância da presença brasileira no encontro. “A homenagem do Chile, que é um grande parceiro e mercado prioritário, à gastronomia brasileira reforça o protagonismo da Embratur na promoção da imagem do Brasil no exterior. Em especial na América do Sul. Nossa presença no Encuentro de Gastronomía, Turismo y Saberes, com chefs que representam a diversidade e a qualidade das experiências turísticas nacionais, mostra que o trabalho conjunto com parceiros, como o setor privado e o governo chileno, é crucial para ampliar a atração de turistas internacionais e gerar desenvolvimento econômico”, afirmou.

Mercado estratégico

O Chile segue como um dos mercados mais promissores para o turismo brasileiro. Entre janeiro e outubro de 2025, o Brasil recebeu 661.850 visitantes chilenos — número superior ao registrado em todo o ano de 2024, quando 653.895 turistas desembarcaram no país.

O crescimento é de 27,69% no comparativo com o mesmo período do ano passado, reforçando a importância de ações coordenadas para fortalecer a promoção integrada entre os dois destinos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embratur 

O post Brasil ganha homenagem inédita no maior encontro gastronômico do Chile apareceu primeiro em Diario do Turismo – O jornal diário dos melhores leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *