Belo Horizonte consolida, em 2026, um movimento que se fortalece ano após ano: o Carnaval da capital mineira já figura entre os maiores e mais bem organizados do Brasil. O que começou como uma cena espontânea de blocos de rua se transformou em uma das principais festas populares do país, com impacto direto na geração de empregos, no turismo e na economia local.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias
Inserido nesse cenário de crescimento, o BEAGÁ na Folia surge como uma das principais vitrines da nova fase do Carnaval de Belo Horizonte. Idealizado há três anos pelo Grupo Raro, o projeto nasceu com o objetivo de ampliar o alcance da festa, atrair investimentos e consolidar a capital mineira como um dos grandes destinos carnavalescos do Brasil.
“O Carnaval de Belo Horizonte vinha em franco crescimento, com uma característica muito forte de festa de rua, democrática e segura. Percebemos que ainda faltava a ‘cereja do bolo’: grandes atrações, grandes marcas e novos investimentos para fortalecer ainda mais esse ecossistema”, afirma Bernardo Gregório, sócio do Grupo Raro. “O BEAGÁ na Folia é um projeto 100% feito por mineiros e para Belo Horizonte. A nossa ideia é potencializar esse momento que a cidade vive, movimentando toda a cadeia econômica — hotelaria, comércio, serviços e arrecadação — e ajudando a transformar o Carnaval de BH em uma das maiores potências do Brasil.”
Com patrocínio da Brahma e realização do Grupo Raro, em parceria com a Songs, empresa que atua junto a artistas nacionais e grandes labels, o BEAGÁ na Folia deve reunir mais de 1 milhão de foliões ao longo da programação de 2026. O evento contará com estrutura reforçada, planejamento operacional e apoio do poder público, mantendo o padrão de segurança que se tornou uma das marcas do Carnaval belo-horizontino.
A programação inclui apresentações gratuitas de alguns dos principais nomes da música nacional. No dia 14 de fevereiro, a partir das 13h, o entorno do Estádio Mineirão recebe Clayton & Romário, dupla que vem se destacando no sertanejo com sucessos que misturam romantismo e sofrência.
No dia 15, também a partir das 13h, a Avenida Afonso Pena será palco do show de Nattan, um dos artistas mais ouvidos do país, que promete arrastar centenas de milhares de foliões com seu repertório de forró e piseiro.
Já no dia 16, o Estádio Mineirão volta a concentrar as atrações. Às 10h, Michel Teló retorna ao Carnaval de Belo Horizonte com um repertório marcado por sucessos que atravessam gerações. Mais tarde, a partir das 15h, Zé Felipe encerra a programação com hits que dominam as plataformas digitais e garantem clima de celebração.
“A nossa proposta é popularizar ainda mais a festa, atrair turistas de todo o Brasil e construir uma história duradoura com a cidade. Durante muitos anos, Belo Horizonte era vista apenas como ponto de saída no Carnaval. Hoje, é destino. Esse movimento mostra a força do nosso carnaval e o potencial de crescimento que ainda existe”, completa Bernardo.
“Com foco em segurança, organização e impacto positivo, o BEAGÁ na Folia atua como catalisador de investimentos, turismo e desenvolvimento cultural, ajudando a projetar Belo Horizonte como protagonista no cenário nacional da folia”, finaliza.
Mais informações estão disponíveis no perfil oficial do evento: @beaganafolia.
O post Carnaval 2026: confira a programação gratuita do BEAGÁ na Folia em BH apareceu primeiro em Diario do Turismo – O jornal diário dos melhores leitores.