Com presença estratégica no país, Jennifer Curcio, Diretora de Turismo e Lazer da Costa do Marfim no Brasil, revela planos para atrair turistas e investidores brasileiros em 2025
REDAÇÃO DO DIÁRIO
A Costa do Marfim está intensificando sua presença no Brasil com ações integradas para fomentar o turismo e a cooperação econômica. À frente dessa missão está Jennifer Curcio, também conhecida como Jennifer Ceres, Diretora de Turismo e Lazer da Costa do Marfim no Brasil. Com sólida trajetória em relações internacionais e promoção cultural, ela lidera iniciativas voltadas a estreitar os laços entre os dois países, promovendo os atrativos marfinenses ao público e ao trade brasileiro.
Além de jornalista e empreendedora social, Jennifer atua como Embaixadora da Agricultura em seu país e tem sido uma ponte essencial na construção de parcerias estratégicas com o setor turístico e empresarial do Brasil. Confira a seguir os principais pontos abordados pela diretora em entrevista exclusiva.
Apesar da ausência de dados oficiais para 2024, Jennifer Curcio aponta que até 2021 o país recebeu mais de 2 milhões de turistas internacionais. “Os visitantes da CEDEAO representaram 75,42% desse total, seguidos por outros países africanos com 10,98% e a França com 3,18%”, destaca. Embora os números específicos sobre turistas brasileiros ainda não estejam disponíveis, ela observa um aumento no interesse do público do Brasil pelo destino.
Com o objetivo de intensificar o fluxo de turistas, o Escritório de Turismo e Lazer da Costa do Marfim planeja uma série de ações multissetoriais. “Vamos fortalecer nossa presença em mídias brasileiras e redes sociais, especialmente no Instagram (@BureauDuTourismeBresil), além de participar de feiras, eventos culturais, roadshows e meetings”, antecipa Jennifer. O foco será criar pontes culturais e turísticas que conectem Brasil e Costa do Marfim de forma consistente.
A agenda institucional também inclui estímulo ao ambiente de negócios. “Em fevereiro de 2025, realizamos um seminário Costa do Marfim-Brasil em Abidjan, que resultou em acordos estratégicos, principalmente no setor agrícola”, explica. A diretora menciona ainda o “Dia da Costa do Marfim no Brasil”, em que investidores brasileiros, como a Planner Investimentos, anunciaram aportes em projetos relacionados à segurança alimentar na África. “A embaixada tem se dedicado a identificar oportunidades com grande afinidade para os dois países”, completa.
A segunda edição do evento está prevista para o final de maio ou início de junho de 2025. “A programação oficial será divulgada em breve, mas teremos atividades gastronômicas, culturais e de negócios que refletem a riqueza da Costa do Marfim”, antecipa Jennifer, destacando a pluralidade do evento.
Sobre iniciativas de familiarização com o destino, Jennifer afirma que o Escritório tem trabalhado para viabilizar famtrips e fanpress para este ano. “Ainda não temos datas confirmadas, mas estamos empenhados em tornar essa ação realidade”, diz. Além disso, reforça que o objetivo principal é inserir o destino no portfólio dos operadores e agentes de viagens brasileiros. “Temos participado de feiras e fóruns para ampliar nossa visibilidade e relacionamento com o trade”, reforça.
Hoje, não há voos diretos entre Brasil e Costa do Marfim. Contudo, há alternativas com conexão por meio de grandes hubs internacionais. “Os viajantes podem voar com Air France via Paris, TAP Air Portugal via Lisboa ou Royal Air Maroc via Casablanca até Abidjan”, orienta Jennifer.
LEIA TAMBÉM:
Reinado de Nanan Kanga Assoumou convive com sistema presidencialista na Costa do Marfim
O post Costa do Marfim aposta em aproximação com o Brasil para impulsionar o turismo e os negócios apareceu primeiro em Diario do Turismo – O jornal diário dos melhores leitores.