
Dezembro marca os três anos da Urbia+Cataratas à frente da gestão turística do Parque Nacional do Iguaçu, um dos principais patrimônios naturais do Brasil e reconhecido como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco. Ao longo de 36 meses, a concessionária concentrou investimentos na diversificação de experiências, ampliando o tempo de permanência dos visitantes e oferecendo atrações que vão além da contemplação das Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias
A proposta foi transformar a visita em uma experiência mais imersiva, conectada à natureza e à cultura local, estimulando o turismo de permanência e fortalecendo a economia regional.
“A estratégia para o aporte segue as tendências mundiais de oferecer experiências integradas, diversificar atrativos e estimular o turismo de permanência. Hoje, para vivenciar tudo o que o parque disponibiliza, é necessário que a visita dure mais que um dia. Isso faz com que o visitante permaneça na região por mais tempo, usufruindo da hotelaria, da gastronomia, dos serviços e produtos locais, fazendo toda a cadeia econômica da região circular”, afirma Mário Macedo Junior, CEO da Urbia+Cataratas.
Durante o período de gestão, seis novas trilhas foram abertas para caminhadas e uma ciclovia totalmente pavimentada passou a integrar o roteiro, convidando os visitantes a explorar a biodiversidade da Mata Atlântica e a vivenciar a floresta de forma mais próxima.
O parque também ganhou dois novos restaurantes, com capacidade para atender 300 e 120 pessoas, ampliando as opções gastronômicas. O tradicional restaurante Porto Canoas está em processo de revitalização e contará com estrutura ampliada, nova varanda e espaços preparados para eventos.
Entre as novidades estão os roteiros especiais que permitem contemplar as Cataratas ao amanhecer, com serviço de café da manhã, ou ao entardecer, com drinques enquanto o sol se põe atrás das quedas d’água. O Parque Nacional do Iguaçu também passou a receber atividades noturnas de astroturismo, aproveitando a baixa poluição luminosa da região. As experiências incluem observação guiada por astrônomos e a interpretação do céu segundo a cultura guarani, povo originário do território.
Uma programação especial de Natal também está em andamento, com o objetivo de inserir o parque no roteiro de destinos natalinos das famílias brasileiras.
“Nosso compromisso é oferecer experiências autênticas, emocionantes e acessíveis, sempre com o mais profundo respeito pela floresta. Mais que receber visitantes, queremos tocar pessoas e formar guardiões para este patrimônio natural”, reforça o CEO.

Além dos investimentos diretos no parque, a Urbia+Cataratas adotou um modelo de gestão que prioriza a economia local. Atualmente, cerca de 74% das compras realizadas para operação, manutenção, alimentação e varejo são feitas com fornecedores dos 14 municípios lindeiros ao parque.
A estratégia fortalece pequenos negócios, gera empregos e promove a distribuição direta de renda na região. Em 2025, esse modelo de integração econômica rendeu à concessionária o 2º lugar no maior Prêmio ESG do Brasil, reconhecendo o Parque Nacional do Iguaçu como indutor de desenvolvimento regional.
Iniciativas como a Feirinha do Parque, a valorização de artesãos e produtores locais e o apoio a projetos como o Crocheteiras da Onça ampliam a visibilidade da cultura regional e aproximam visitantes da comunidade.
A conservação ambiental segue como eixo central da gestão. A Urbia+Cataratas implantou práticas avançadas de gestão de resíduos e trabalha para obter, em 2026, a certificação Aterro Zero, garantindo que todos os resíduos gerados sejam reutilizados, reciclados ou compostados.
Em 2024, o Parque Nacional do Iguaçu alcançou a neutralização total das emissões de carbono de suas operações e recebeu a certificação ABNT NBR ISO 14.001.
Em parceria com o ICMBio, a concessionária também ampliou os investimentos no Projeto Onças do Iguaçu. Mais de R$ 3,9 milhões foram destinados à proteção e ao monitoramento da onça-pintada, espécie ameaçada de extinção. Dados do Censo Binacional de Onças-Pintadas (Brasil–Argentina), realizado em 2024, indicam uma estimativa média de 84 indivíduos no Corredor Verde, número significativamente superior aos cerca de 50 registrados em 2008.
Para 2026, estão previstas novas atrações e estruturas, com a ampliação de trilhas e caminhos inéditos. Entre os projetos estão equipamentos que permitem a observação da paisagem do alto, como tirolesas, trenó de floresta, trilhas suspensas sob as árvores e uma torre de observação.
Mais do que lançar novas experiências, o próximo ciclo marca o início de uma nova etapa do Parque Nacional do Iguaçu, alinhada ao turismo responsável e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Patrimônio Mundial Natural pela Unesco, o Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e tem sua visitação turística gerida pela Urbia+Cataratas. É referência internacional em turismo sustentável e foi eleito, pelo Tripadvisor Travelers’ Choice Best of the Best 2025, a principal atração turística do Brasil e da América do Sul. Saiba mais no site.
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