

O 11º Expo Fórum Visite São Paulo será realizado no próximo dia 25 de fevereiro, no WTC Events Center, na capital paulista. Com o tema “Rotas e Roteiros”, o evento reunirá lideranças do turismo, autoridades públicas e empresários para debater os próximos passos do setor no Estado e abrir oficialmente o calendário estratégico do trade turístico em 2026.
REDAÇÃO DO DIÁRIO
Durante coletiva online realizada nesta quinta-feira (19), acompanhada pelo Diário do Turismo, dirigentes do Visite São Paulo Convention & Visitors Bureau destacaram que o evento chega à 11ª edição consolidado como espaço estratégico de conteúdo, networking e vitrine de produtos turísticos do Estado.
Segundo Fernando Guinato, presidente do Conselho de Administração da entidade, o fórum mantém seu propósito de integração do setor. “Chegamos ao 11º fórum com a certeza de que será mais um grande sucesso. É sempre um momento de congraçamento, de estarmos juntos, nos cumprimentarmos e fortalecermos o setor”, afirmou.


Realizado no WTC Events Center, o evento acontece das 8h às 12h30, com programação dividida entre palestras e área expositiva.
O presidente executivo do Visite São Paulo, Toni Sando, ressaltou que a proposta é concentrar debates estratégicos logo no início do ano e otimizar o tempo dos participantes. “É um evento que a gente organiza com muito carinho e atenção. Queremos sintetizar o debate para que todos saiam com algum aprendizado, seja sobre mercado aéreo, hotelaria ou as rotas criadas pela Secretaria de Turismo”, declarou.

Sando também destacou o impacto econômico do setor: “A maior importância desse evento é mostrar o impacto econômico que o turismo e os eventos geram para o destino. Esse é o nosso propósito enquanto Visite São Paulo.”
Ao falar sobre o cenário competitivo, ele reforçou: “O turismo é como uma bicicleta: se parar de pedalar, cai. Outros destinos estão captando eventos, fazendo promoção e roadshows. Precisamos continuar trabalhando para manter São Paulo na prateleira.”
Membro do Conselho de Administração (gestão 2025-2027), Raffaele Cecere também destacou a relevância do encontro. “Esse evento é quase um filho para nós. Estamos desde o início participando da construção. É uma honra realizar mais uma edição e contribuir para o desenvolvimento da cidade de São Paulo”, afirmou.

Segundo Cecere, o fórum é fundamental para reunir o trade e fortalecer conexões. “É um evento muito importante para reunir as pessoas do setor e pensar sempre no desenvolvimento da cidade”, completou.
Durante a coletiva, o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, apresentou dados do desempenho paulista. “No último ano, São Paulo teve 51 milhões de pessoas que fizeram turismo no Estado. Quase 3 milhões foram turistas internacionais. Um terço de todos os turistas internacionais que vieram ao Brasil vieram para São Paulo”, afirmou.
Ele anunciou que o próximo passo da política pública será ampliar o alcance do turismo nos municípios. “Hoje, 44% dos municípios do Estado são turísticos. Nosso próximo passo é inserir 100% dos municípios na política pública do turismo”, declarou.

Lucena também destacou os investimentos realizados: “Foram R$ 3 bilhões em financiamento para municípios turísticos e iniciativa privada em três anos, por meio do Creditur.”
Entre as iniciativas em andamento está a implantação de novos distritos turísticos, incluindo um na Serra da Mantiqueira.
Ao encerrar, Toni Sando reforçou a necessidade de continuidade na promoção do destino. “Todo mundo já descobriu que o turismo é a bola da vez. Por isso precisamos continuar pedalando para não sermos ultrapassados”, concluiu.
O Expo Fórum também contará com programação dedicada à aviação, com participação da ABEAR, além de debates sobre hotelaria, ESG, segurança pública e economia do turismo. Saiba mais no site.
O post Expo Fórum Visite São Paulo chega à 11ª edição com foco em rotas, roteiros e expansão do turismo apareceu primeiro em Diario do Turismo – O jornal diário dos melhores leitores.