LATAM transporta gratuitamente jacutingas ameaçadas para reintrodução na natureza

Feiras de turismo de negócios: Embratur lança edital para participação no 2º semestre de 2025
23 de junho de 2025
Passageiro indisciplinado pode pagar multa? Entenda decisão da Ryanair
23 de junho de 2025

LATAM transporta gratuitamente jacutingas ameaçadas para reintrodução na natureza

Com plumagem preta, detalhes brancos e um canto marcante, outrora comum nas florestas brasileiras, mas hoje raro, a jacutinga (Aburria jacutinga) é uma das aves mais emblemáticas e ameaçadas da Mata Atlântica. O nome pode soar familiar: além de nomear essa espécie, também dá título a uma cidade mineira e já foi usado como nome de personagem em novela. Na terça-feira (17), três filhotes de jacutinga, nascidos no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu (PR), foram levados para São Paulo/Guarulhos (SP) a bordo do Avião Solidário da LATAM, que fez o transporte de forma gratuita.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, criadas através do projeto “Voa, Jacutinga”, as aves de 6 a 10 meses de idade agora farão parte do Projeto Jacutinga, da SAVE Brasil (Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil), iniciativa que atua na reintrodução da espécie em áreas de floresta nativa. Em parceria com a Azab (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil), as jacutingas passarão agora por um período de ambientação, com treinamentos para facilitar sua adaptação ao ambiente natural, e depois serão monitoradas para uma soltura gradual. O Projeto Jacutinga atua desde 2006 com ações de conservação da espécie, baseado em pesquisa científica, educação ambiental e articulação com órgãos ambientais.

Por meio do transporte aéreo, a LATAM Cargo reduziu significativamente o tempo de deslocamento do animal entre Foz do Iguaçu (PR) e São Paulo (SP), garantindo mais conforto e segurança. A viagem, que duraria ao menos 14 horas por via terrestre (considerando pausas e cuidados necessários ao longo do percurso), foi concluída em cerca de 2 horas com o apoio da companhia aérea.

Avião Solidário da LATAM já protegeu mais de 4,6 mil animais no Brasil.

Em 13 anos de existência, o programa Avião Solidário da LATAM, em conjunto com instituições parceiras, já realizou o transporte gratuito de mais de 868 toneladas de cargas e 4,6 mil animais no Brasil. Além das 282 milhões de vacinas contra a COVID-19 transportadas para todos os estados brasileiros, o programa completou a marca de mais de 200 toneladas de doações (cestas básicas, água, fraldas descartáveis, cobertores, entre outros itens) e 130 voluntários (médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros) transportados gratuitamente na crise do Rio Grande do Sul, em 2024.

O Avião Solidário está conectado com o pilar de Valor Compartilhado da Estratégia de Sustentabilidade do grupo LATAM e coloca à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Atualmente, o Avião Solidário mantém parcerias com diferentes instituições no Brasil, como Amigos do Bem, Movimento União BR, Gastromotiva, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se e SOS Mata Atlântica.

O post LATAM transporta gratuitamente jacutingas ameaçadas para reintrodução na natureza apareceu primeiro em Diario do Turismo – O jornal diário dos melhores leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *