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Made in São Paulo valoriza o destino e estimula a economia local, diz Toni Sando no Expo Fórum 2025

Durante a abertura do Expo Fórum 2025, que acontece nesta sexta-feira (30) no WTC Events Center, em São Paulo, o presidente executivo do Visite São Paulo, Toni Sando, apresentou os fundamentos da nova identidade promocional do estado: a marca Made in São Paulo.

por Paulo Atzingen, de São Paulo*

Segundo ele, o momento é oportuno para consolidar o que já é evidente: “São Paulo é a locomotiva do Brasil. Essa marca é o óbvio — e o óbvio nem sempre é tão evidente”, afirmou. Para Sando, a proposta resgata o protagonismo histórico do estado, que há décadas já carrega o selo informal de qualidade em seus produtos e serviços.

Ele explicou que outros destinos globais, como China e Taiwan, sempre utilizaram marcas nacionais para valorizar sua produção local. “São Paulo é um país em termos de complexidade e potencial. Merece ter uma etiqueta própria que represente essa excelência”, disse o executivo.

“A proposta do selo é muito simples. Assim como muitos países colocam etiquetas em seus produtos, como Made in China, Made in Italy, faremos isso também, pois São Paulo é um país. A nossa excelência em produtos e serviços será destacada pela marca”, Tony Sando

A proposta, segundo ele, é estimular o uso da expressão Made in São Paulo em restaurantes, bares e cardápios, bem como incentivar produtores locais a adotarem esse selo em seus produtos. “Não é uma marca única e padronizada, mas uma expressão que cada um pode adotar à sua maneira, reforçando a origem e a qualidade”, detalhou.

Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo – (Crédito: Felipe Maresca – DT)

Sinergia entre município e estado fortalece o turismo

Ao ser questionado sobre as outras marcas existentes, como São Paulo é Tudo de Bom, Toni Sando esclareceu que essa é uma identidade registrada pelo próprio Visite São Paulo no INPI. “Assim como I Love NY se manteve independente de governos, nós preservamos essa marca para que não se perca a identidade em gestões futuras.”

Ele também diferenciou as marcas atualmente utilizadas: São Paulo, para todos representa o estado, enquanto São Paulo é tudo de bom se refere à cidade de São Paulo. “Trabalhamos de forma complementar, mas respeitando as particularidades de cada esfera”, reforçou.

Sobre a articulação entre prefeitura e governo estadual, Sando pontuou que a harmonia entre os entes é benéfica para todos os setores envolvidos. “A cidade de São Paulo já demanda ações específicas, dada a diversidade de suas ofertas. O estado, com mais de 600 municípios, também tem uma pauta própria. Integrar esforços é papel da sociedade civil organizada, e é isso que estamos fazendo aqui.”

*Paulo Atzingen é jornalista

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