Mavsa Resort reforça ações ESG com reaproveitamento de 155 toneladas de lixo

Africa’s Travel Indaba 2025 começa em Durban, na África do Sul
12 de maio de 2025

Mavsa Resort reforça ações ESG com reaproveitamento de 155 toneladas de lixo

O turismo sustentável e a responsabilidade social já não são mais apenas tendências. Hoje, se tornaram exigências globais, especialmente para o setor hoteleiro. Atento a esse cenário, o Mavsa Resort, em Cesário Lange — a 90 minutos de São Paulo — criou um comitê exclusivo para coordenar suas ações de ESG (Environmental, Social and Governance). Em relatório recente, o resort revelou que reciclou ou reaproveitou 155 toneladas de resíduos gerados nos últimos três meses.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, desse total, 147 toneladas foram destinadas à compostagem e à geração de gás natural, em parceria com empresas da região, enquanto 8 toneladas de materiais recicláveis seguiram para indústrias especializadas.

“Adotamos o sistema Aterro Zero, o que significa que absolutamente todo o resíduo é processado de forma responsável. São ações que minimizam nosso impacto ambiental e incentivam toda a equipe a repensar atitudes diárias”, explica Adriane Vasconcelas Dellamutta, diretora executiva do Mavsa Resort.

Na frente social, o compromisso se estende à destinação de tampas plásticas arrecadadas para entidades assistenciais – a meta para 2025, de 400 quilos de tampas doadas, já movimenta colaboradores e hóspedes. Os chamados “sonhadores”, como são conhecidos os funcionários do Mavsa, participam ativamente de treinamentos para internalizar e multiplicar essa cultura sustentável.

A governança reforça a inovação: desde fevereiro de 2025, a iniciativa Papel Zero digitalizou os processos de compra dos setores. O resultado: uma redução de 50% no uso de papel na área de Compras, demonstrando o compromisso do resort com a eficiência e o meio ambiente.

Entre as ações de impacto direto também está a Horta Mavsa, que produziu, de novembro de 2024 a janeiro de 2025, mais de 1,3 mil quilos de alimentos frescos consumidos por colaboradores e utilizados na cozinha do resort.

Na matriz energética, ao longo de 2024, todo o consumo elétrico do Mavsa (quase 3.000 MWh) teve origem em fontes renováveis, incluindo a obtenção do certificado I-REC. Além disso, o descarte responsável de eletrônicos, em parceria com empresas de logística reversa, garante que materiais poluentes tenham destinação ambientalmente adequada, contribuindo para a proteção do solo e da água.

“No Mavsa, enxergamos ESG não só como uma obrigação do presente, mas como um compromisso alegre com o futuro. As iniciativas que desenvolvemos são frutos do envolvimento genuíno de nossos colaboradores, parceiros e hóspedes, garantindo que cada experiência aqui seja também uma oportunidade de impacto positivo”, finaliza Adriane.

Central de Reciclagem do Mavsa Resort: destinação adequada de resíduos é uma das preocupações em ESG. Crédito imagem: Mavsa Resort
Central de Reciclagem do Mavsa Resort: destinação adequada de resíduos é uma das preocupações em ESG. Crédito imagem: Mavsa Resort

Serviço

O post Mavsa Resort reforça ações ESG com reaproveitamento de 155 toneladas de lixo apareceu primeiro em Diario do Turismo – O jornal diário dos melhores leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *