Ministério do Turismo aposta em capacitação para modernizar destinos brasileiros

Rio Grande do Norte ganha rota internacional da JetSMART para a Argentina
6 de agosto de 2025
Encontro Fluminense da FBHA em Macaé debate pautas empresariais do setor (Veja Fotos)
6 de agosto de 2025

Ministério do Turismo aposta em capacitação para modernizar destinos brasileiros

Brasília (DF) recebeu, nesta terça-feira (6), o 1º Workshop Regional de Disseminação da Temática de Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs). A iniciativa marca o início de uma série de encontros promovidos pelo Ministério do Turismo para incentivar municípios brasileiros a adotarem o modelo de gestão inovador baseado em tecnologia, sustentabilidade e acessibilidade.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*

A proposta é modernizar a atividade turística por meio da aplicação da metodologia DTI, que fortalece a governança local e promove experiências mais qualificadas tanto para visitantes quanto para moradores.

Durante a abertura do evento, a secretária-executiva do MTur, Ana Carla Lopes, ressaltou a relevância da iniciativa e o pioneirismo do Brasil na América Latina. “Temos a oportunidade de fazer e acontecer. Vamos percorrer todas as regiões do país, apoiando os municípios na transformação de seus destinos com inovação, sustentabilidade e inteligência territorial”, afirmou.

A estratégia brasileira é destaque internacional: o país é o primeiro na América Latina a institucionalizar o conceito de Destinos Turísticos Inteligentes em nível federal. Atualmente, quase 30 cidades já aplicam a metodologia, com resultados expressivos em áreas como acessibilidade, inovação, tecnologia e segurança.

Segundo Bárbara Blaudt, coordenadora-geral de Inovação, Inteligência e Estatísticas do Ministério do Turismo, o modelo visa transformar a gestão pública nos destinos. “Queremos incentivar ecossistemas turísticos com acessibilidade universal, sustentabilidade, uso de dados e melhoria da experiência turística. Isso impacta positivamente a vida nos municípios”, afirmou.

O projeto é uma parceria entre o Ministério do Turismo, a Anseditur (Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo) e o Instituto Ciudades del Futuro. Conta ainda com o apoio da CNC, do Fornatur, da Embratur e do Sebrae Nacional.

Próximas paradas

Os próximos workshops já têm data e local definidos:

  • Curitiba (PR) – 2 de setembro

  • Belo Horizonte (MG) – 9 de setembro

  • Salvador (BA) – 23 de setembro

  • Belém (PA) – data a confirmar

A expectativa é que a jornada de disseminação da metodologia fortaleça os destinos nacionais e consolide os DTIs como uma política pública essencial para o desenvolvimento do turismo no Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

O post Ministério do Turismo aposta em capacitação para modernizar destinos brasileiros apareceu primeiro em Diario do Turismo – O jornal diário dos melhores leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *