O Brasil vive um momento histórico no turismo. Durante a abertura conjunta da 62ª Equipotel e do 67º Conotel, em São Paulo, o ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou a expectativa de receber mais de 10 milhões de visitantes internacionais até o fim de 2025. Segundo ele, entre 16 e 17 de setembro os registros de entrada de estrangeiros já haviam superado 6,75 milhões, ultrapassando o recorde do ano anterior.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias
No evento, Sabino também assinou a portaria que institui a ficha nacional de registro de hóspedes em formato digital, medida que deve simplificar a rotina de hotéis e pousadas. “O setor vive o melhor momento de sua história”, afirmou.
A cerimônia reuniu autoridades, representantes de entidades e profissionais da hospitalidade. Carlos Henrique Menezes Sobral, secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento no Turismo, destacou que “o turismo brasileiro está batendo todos os recordes, exemplos são as áreas de cruzeiro marítimo e turistas estrangeiros no ano passado. O Brasil é o quarto país em recebimento de voos internacionais”.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, reforçou a importância do setor. “O turismo tem dado um espetáculo em tratar bem os visitantes para que possam retornar. A área tem um potencial gigantesco”, disse, lembrando o sucesso do festival The Town, que atraiu meio milhão de pessoas.
Representando o governo paulista, Roberto Lucena, secretário de Turismo e Viagens, ressaltou a força da Equipotel para movimentar o ecossistema turístico. “A última edição surpreendeu e este ano está ainda melhor”, observou.
Manoel Cardoso Linhares, presidente da ABIH Nacional e anfitrião do Conotel, salientou que 30% das marcas expositoras participam pela primeira vez e que o evento reúne 15 mil produtos e soluções, um crescimento de 18%. “Pela primeira vez, a reunião do Conselho Nacional de Turismo será realizada dentro da feira”, anunciou.
Marcelo Picka Van Roey, presidente do conselho da Resorts Brasil, e Orlando de Souza, presidente-executivo do FOHB, também exaltaram a importância do encontro para integrar o setor e fortalecer a hotelaria.
A 62ª Equipotel reúne mais de 450 marcas nacionais e internacionais e oferece 220 horas de palestras simultâneas em 15 espaços de conteúdo. “A hotelaria tem se mostrado resiliente aos desafios e aberta às oportunidades futuras. A feira é um espaço de conexões que amplia negócios e networking”, afirmou Mayra Nardy, diretora de portfólio da RX, organizadora do evento.
Serviço
Evento: 62ª Equipotel – Sinônimo de Hospitalidade
Data: 16 a 19 de setembro de 2025
Horário: 13h às 20h
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo (SP)
Informações: www.equipotel.com.br
O Conotel, que integra a programação, segue com palestras até quarta-feira (17).
O post Ministro Celso Sabino prevê 10 milhões de turistas estrangeiros no Brasil em 2025 apareceu primeiro em Diario do Turismo – O jornal diário dos melhores leitores.