No G20 Turismo, Brasil propõe união global por setor mais verde e ético

Dubai conquista brasileiros e registra alta de 82% nas reservas em 2025
13 de setembro de 2025
Turismo brasileiro cresce 6,1% em 2025 e mantém 14 meses de alta
13 de setembro de 2025

No G20 Turismo, Brasil propõe união global por setor mais verde e ético

O Brasil encerrou sua participação na Reunião de Ministros do G20 Turismo, realizada nesta sexta-feira (12) em Mpumalanga, África do Sul, com um forte posicionamento em favor do multilateralismo para impulsionar um turismo global justo e sustentável.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*

Representando o ministro Celso Sabino, a secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, destacou que o bloco responde por 85% do PIB mundial e 75% do comércio internacional. “Acreditamos firmemente no multilateralismo como uma estratégia poderosa, que promove a cooperação e a prosperidade compartilhada. Desafios globais exigem soluções globais”, afirmou.

Ana Carla Lopes também reforçou que o turismo deve ser exemplo na transição para uma economia verde, com benefícios amplos e sem deixar ninguém para trás. A Declaração de Mpumalanga, resultado do encontro, formalizou compromissos em linha com a Agenda 2030 da ONU e o Acordo de Paris, incluindo a aceleração da transição para um setor de baixo carbono, a proteção da biodiversidade e a promoção ética e responsável do uso da inteligência artificial no turismo.

O documento ainda enfatizou a inclusão social, com foco no empoderamento de comunidades locais, mulheres, jovens e no fortalecimento de micro, pequenas e médias empresas. “Juntos, podemos fazer do turismo uma força para o bem, um motor para a regeneração do planeta e para a prosperidade de nosso povo”, concluiu a secretária, convidando os países para a COP30, em Belém (PA).

Avanço em cooperação bilateral

Fortalecendo o diálogo, Ana Carla Lopes realizou reuniões bilaterais com representantes do Japão, Indonésia e Emirados Árabes Unidos. Com o ministro japonês Katsunori Takahashi, tratou da atualização do protocolo de intenção para ampliar o fluxo de turistas entre os países — desde 2018, o Brasil recebeu 266 mil visitantes do Japão.

Com a vice-ministra da Indonésia, Ni Luh Puspa, discutiu a criação de um acordo para intercâmbio de informações e conhecimento. Já com Shaikha Nasser Al Nowais, representante dos Emirados Árabes e futura secretária-geral da ONU Turismo, a pauta incluiu o fortalecimento da cooperação entre Américas e Caribe, além de sua visita ao escritório da ONU Turismo no Brasil, prevista para o fim deste mês.

Essa participação reafirma o papel do Brasil na construção de um turismo global sustentável, inclusivo e cooperativo.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

O post No G20 Turismo, Brasil propõe união global por setor mais verde e ético apareceu primeiro em Diario do Turismo – O jornal diário dos melhores leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *