Pousadas de Fernando de Noronha (APFN) participam da Abav Expo 2025

Brasil mostra força no turismo global em painel da ONU na ABAV 2025
10 de outubro de 2025
BH Airport mistura viagem e brincadeira com ações para o Dia das Crianças
11 de outubro de 2025

Pousadas de Fernando de Noronha (APFN) participam da Abav Expo 2025

Durante a ABAV Expo 2025, realizada entre 8 e 10 de outubro no Rio de Janeiro, o Diário do Turismo conversou com Lúcia Smith, presidente da Associação das Pousadas de Fernando de Noronha (APFN). A dirigente estava acompanhada de Manuela Fay, diretora executiva da entidade, que participou da conversa e destacou a importância da atuação conjunta do trade local.

REDAÇÃO DO DIÁRIO da Abav

Com mais de 30 pousadas associadas, a APFN vem fortalecendo sua presença institucional e ampliando o diálogo com o mercado nacional. O destino pernambucano se prepara para uma das viradas de ano mais movimentadas da década, ao mesmo tempo em que reforça sua vocação para o turismo sustentável e de qualidade.

Manuela Fay, diretora executiva da APFN, Lúcia Smith, presidente da APFN e proprietária de pousadas Atobá e Mar Atlântico. A última é Fabiana de Sanctis, vice-presidente da associação, proprietária Dolphin Noronha Villa Hotel (credito: Paulo Atzingen)
Manuela Fay, diretora executiva da APFN, Lúcia Smith, presidente da APFN e proprietária de pousadas Atobá e Mar Atlântico. A direita Fabiana de Sanctis, vice-presidente da associação, proprietária Dolphin Noronha Villa Hotel (credito: Paulo Atzingen)

Alta ocupação e tradição no Réveillon

O clima é de otimismo. Segundo Lúcia Smith, o Réveillon de Fernando de Noronha mantém sua força e tradição. “Temos o famoso Réveillon do Zé Maria, conhecido nacionalmente, e a procura este ano está enorme”, afirma.

A empresária, que comanda as pousadas Tobaia e Maranhão, conta que ambas estão com 100% de ocupação confirmada. “As demais pousadas associadas também estão muito bem posicionadas. A ilha vive um momento de grande procura e de retomada total”, acrescenta.

Fluxo intenso também no pós-Réveillon

O movimento de visitantes não se restringe à virada do ano. Segundo a presidente da APFN, o chamado pós-Réveillon, que se estende até 10 de janeiro, também tem apresentado ótimos resultados. “É um período de fluxo alto e de grande importância para todo o trade. Noronha está consolidada como um destino de experiências, não apenas de eventos”, ressalta.

Hoje, a APFN reúne cerca de 30 pousadas, incluindo nomes icônicos da hotelaria local. O trabalho conjunto tem sido essencial para reforçar a identidade de Noronha como um destino sustentável e de hospitalidade acolhedora.

Taxa Fernando de Noronha
Fernando de Noronha (Crédito: DT)

Sustentabilidade como princípio

A pauta ambiental é um dos pilares da associação. “A sustentabilidade é uma prioridade. Muitas pousadas utilizam energia solar, fazem coleta seletiva e reuso da água da chuva”, destaca Lúcia. Ela lembra que, por ser uma ilha com água dessalinizada, cada gota é valiosa.

Além das boas práticas ambientais, as pousadas associadas têm investido em educação ambiental junto aos hóspedes. “A gente explica a importância de pequenas atitudes, como não trocar toalhas todos os dias. Se o hóspede quiser, a gente troca, claro, mas pedimos colaboração para que a troca seja feita a cada três dias. Esse diálogo é educativo — e as crianças entendem isso com facilidade, muitas vezes ensinando os próprios pais”, observa.

Pousada Atobá
Pousada Atobá, em Noronha (Crédito: DT)

 

Planejamento e fidelização do visitante

A antecedência nas reservas é outro sinal da força de Noronha. Segundo Lúcia, a média é de 90 dias de antecedência, o que permite planejamento e estabilidade ao setor. “O turista se organiza com tempo, e isso ajuda as pousadas a programarem melhor suas operações”, explica.

A APFN, porém, está de olho além da alta temporada. O foco agora é movimentar os meses de menor demanda. “Nossa baixa estação vai de março a junho, e já estamos preparando ações promocionais com os nossos parceiros comerciais”, adianta Lúcia.

Entre as iniciativas está a participação na Black Friday, com tarifas mais atrativas. “É uma ótima oportunidade para quem quer conhecer Noronha com um custo-benefício melhor. Nessa época, o aéreo também fica mais acessível e toda a ilha se mobiliza para oferecer experiências completas a preços especiais”, afirma.

Fernando de Noronha (Crédito: Secom-PE)
Fernando de Noronha (Crédito: Secom-PE)

Parcerias estratégicas e fortalecimento institucional

Além das pousadas, a APFN vem firmando novas parcerias estratégicas com empresas colaboradoras. “Hoje temos sócios que compartilham nossos valores e ajudam a fortalecer o destino. Um exemplo é a Águas Claras, primeira empresa de mergulho da ilha, com 39 anos de atuação, e a Noronha Tours, tradicional receptivo local”, cita Lúcia.

Essas empresas, segundo ela, têm a chancela da APFN, um selo que reconhece a idoneidade e a tradição dos negócios que contribuem para o turismo sustentável do arquipélago.

O post Pousadas de Fernando de Noronha (APFN) participam da Abav Expo 2025 apareceu primeiro em Diario do Turismo – O jornal diário dos melhores leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *