Pousadas românticas, luxuosas, sofisticadas, aconchegantes, confortáveis, sustentáveis… são infinitas as qualidades e as características das pousadas daqui de Fernando de Noronha e essa quantidade de opções casa perfeitamente com a quantidade de beleza desse arquipélago.
Por Paulo Atzingen, de Fernando de Noronha – (Fotos: Tales Pinheiro)*
A convite da Associação Pousadas de Fernando de Noronha (APFN) conhecemos 10 empreendimentos no período que o Diário esteve na ilha. São eles: Pousada Lua Bela. Pousada Atobá, Mar Atlântico, Hamares, Triboju, Akanã, Maria Flor, Maria Bonita, Pousada Colina e Morro do Farol.
É difícil apontar qual é a melhor em serviços, estrutura ou localização. Isso porque vivemos o ápice de uma maturidade hoteleira e os padrões de referência em hospitalidade e em bem receber alcançaram níveis muito altos. E a bem dizer, hotelaria é aconchego, atenção, amor, e isso tudo é difícil medir com uma régua.

Princípios ESG
No entanto, é possível afirmar que a hotelaria contemporânea chegou aqui em Fernando de Noronha e os donos ou representantes das pousadas que conhecemos incorporaram as práticas de ESG — sigla para Environmental, Social and Governance. Em outras palavras, defendem princípios ambientais, sociais e de gestão. A arquitetura, antes símbolo de imponência ou ostentação, dá lugar a uma estética regenerativa, onde materiais locais, soluções bioclimáticas e integração com o entorno não são só escolhas técnicas, mas expressões de respeito profundo ao território, ao lugar, ao ecossistema. Cada pousada visitada dialoga com a paisagem e com a comunidade, tornando o espaço construído uma extensão ética e poética da natureza.

A atuação das pousadas encontra respaldo direto com a presença do ICMBio (Instituto Chico Mendes), que estabelece critérios rigorosos para a ocupação e uso do território. Essa sinergia garante a preservação dos ecossistemas locais — marinhos e terrestres —, como também impõe um padrão elevado de responsabilidade ambiental às iniciativas privadas. O Instituto Chico Mendes atua como um pai, orientando desde a gestão de resíduos até os limites de expansão construtiva, assegurando que cada empreendimento turístico mantenha seu astral na prática e compatível com a singularidade ecológica da ilha.
Em suma, os empreendimentos de Fernando de Noronha não apenas acolhem, mas educam, inspiram e transformam, atuando como elo entre viajantes e o mundo que desejam preservar. Confira ainda nesta edição, a relação de pousadas visitadas em Fernando de Noronha.

*O jornalista Paulo Atzingen e o fotógrafo Tales Pinheiro se hospedaram em Fernando Noronha a convite da Associação de Pousadas de Fernando de Noronha
Praia do Sancho: o paraíso de Noronha com beleza preservada, acesso controlado e taxas sustentáveis
Passeio de escuna em Fernando de Noronha: golfinhos, história e segurança no Mar de Dentro
O post Pousadas de Fernando de Noronha ensinam o que é fazer hotelaria apareceu primeiro em Diario do Turismo – O jornal diário dos melhores leitores.