Durante a WTM Latin America, realizada em São Paulo, o 3º Prêmio do Afroturismo reconheceu os principais nomes, experiências e destinos que se destacaram no fortalecimento da cultura afro-brasileira no turismo. O Rio de Janeiro foi eleito o Melhor Destino Nacional, em uma premiação promovida pela plataforma Guia Negro e patrocinada pela Embratur.
REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias
Entregue na última segunda-feira (14), a premiação destacou dez categorias com atuação relevante no afroturismo. Além da capital fluminense, o Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (Muhcab), também no Rio, foi eleito o Melhor Atrativo Turístico. A cidade de São Luís, no Maranhão, foi apontada como Destaque Guia Negro.
Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o reconhecimento reforça os pilares da promoção turística do Brasil. “Não há como falar de Brasil para o mundo sem falar de diversidade, de respeito, de sustentabilidade e de inclusão”, afirmou.
A coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, reforçou o papel do afroturismo como vetor de transformação. “Há um público gigantesco de turistas interessados na cultura afro-brasileira. Apostar nesse segmento é também uma forma de combater o racismo estrutural e atrair visitantes internacionais”, disse.
Segundo Guilherme Soares Dias, fundador do Guia Negro, a premiação consolida a presença do afroturismo no cenário nacional. “Foi um momento de celebração e de pactuar novos passos. O interesse pelo turismo negro só tende a crescer”, afirmou.
Bianca Pizzolito, event leader da WTM Latin America, também celebrou a presença do prêmio na programação oficial do evento. “O prêmio traz visibilidade a histórias que inspiram e transformam nosso setor.”
A premiação, que nasceu em 2023 em versão online, contou com 32 jurados especializados em turismo. Confira os vencedores das dez categorias:
Melhor Destino Nacional: Rio de Janeiro
Melhor Destino Internacional: Colômbia
Empresa Parceira do Afroturismo: Sebrae
Melhor Conteúdo de Afroturismo (voto popular): Leandro Gonçalves – Preto Viajante
Melhor Atrativo Turístico: Muhcab – RJ
Melhor Experiência Fora do Eixo RJ/SP/SSA: Rotas Afro – Julia Madeira
Melhor Empreendimento de Afroempreendedor: Embaixada Preta
Melhor Profissional do Afroturismo: Thais Rosa
Melhor Empresa de Afroturismo: Diaspora.black
O post Prêmio do Afroturismo consagra o Rio de Janeiro como Melhor Destino Nacional em 2024 apareceu primeiro em Diario do Turismo – O jornal diário dos melhores leitores.