Setor de balonismo solicitou regulamentação ao governo três dias antes do acidente em SC

Voos diretos da Azul entre São Paulo e Bariloche começam nesta temporada
24 de junho de 2025
“O país está de luto”, lamenta Marcelo Freixo sobre morte de Juliana Marins na Indonésia
24 de junho de 2025

Setor de balonismo solicitou regulamentação ao governo três dias antes do acidente em SC

De acordo com a Folha de S.Paulo, no dia 18 de junho, três dias antes do trágico acidente de balão em Praia Grande (SC), empresários, Sebrae, Prefeitura e empresas do setor enviaram ao Ministério do Turismo e à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) um ofício com proposta para regulamentar e legalizar o balonismo turístico comercial em todo o Brasil

O documento, elaborado a partir de um encontro realizado em 6 de junho na própria Praia Grande, destacou a necessidade de criar um marco regulatório nacional para o setor, com normas que assegurem segurança, sustentabilidade e boas práticas. O objetivo era envolver tanto entidades públicas quanto privadas, buscando construir um caminho estruturado para o desenvolvimento do balonismo turístico no país.

Na mensagem, o Sebrae de Santa Catarina reforçou a importância da participação da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, com o intuito de proporcionar “segurança jurídica, fomentar o desenvolvimento do setor e promover a atividade de forma estruturada em todo o território nacional”.

Também em 6 de junho, o Sebrae lançou um projeto turístico junto à Prefeitura de Praia Grande, no qual o balonismo é apontado como a principal atração local,

Ao ser procurada, a Anac informou que entende o balonismo como “atividade aerodesportiva”, de alto risco, na qual não há certificação de aeronavegabilidade das aeronaves nem habilitação técnica padronizada — questões que ficam a cargo de cada praticante — e que operadores que colocarem terceiros em risco podem ser penalizados sob a legislação penal vigente.

O balão caiu na manhã de sábado (21) em uma área de vegetação, distante cerca de 9 quilômetros do centro da cidade. O acidente matou oito pessoas e deixou 13 feridos.

 

O post Setor de balonismo solicitou regulamentação ao governo três dias antes do acidente em SC apareceu primeiro em Diario do Turismo – O jornal diário dos melhores leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *