Thomas Bruno, cronista do “Mundo Sertão”, morre em Campina Grande

Congonhas pode receber voos internacionais após parecer favorável do governo
26 de dezembro de 2025

Thomas Bruno, cronista do “Mundo Sertão”, morre em Campina Grande

Thomas Bruno: morre um amigo, morre um colega de trabalho; morre um representante do turismo literário 

Por Paulo Atzingen, de São Paulo

O jornalista, historiador, professor e escritor Thomas Bruno Oliveira morreu em Campina Grande na noite de sexta-feira, 26, aos 41 anos. A informação foi divulgada pelo jornal União. O profissional passou mal na última quarta-feira, véspera de Natal, e foi internado no hospital de trauma da cidade. A causa da morte não foi divulgada, mas, segundo amigos, ele não se recuperou adequadamente de uma cirurgia bariátrica realizada recentemente. O velório foi realizado na tarde deste sábado em uma funerária localizada na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, no bairro do Cruzeiro em Campina Grande.

Quem era Thomas Bruno?

Antes de tudo, um amigo do DIÁRIO DO TURISMO e autor da coluna “Mundo Sertão”, onde narrava com uma capacidade descritiva e histórica suas viagens pelo Nordeste, em especial a Paraiba. Natural de Campina Grande, Thomas Bruno era mestre em História, especialista em História do Brasil e da Paraíba, colunista do jornal A União, do site Turismo História, além de sua coluna no Diário do Turismo. Thomas também integrava o conselho editorial da editora A União. Thomas era sócio de diversas entidades acadêmicas e culturais, incluindo o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, a Academia de Letras de Campina Grande e a Sociedade Paraibana de Arqueologia, com atuação reconhecida em instituições históricas e jornalísticas em âmbito regional e nacional. Thomas tinha um talento incomparável para descrever tanto o agreste nordestino quanto a beleza da natureza do nordeste na sua beleza magnífica. Era também um cultivador da amizade destacando em seus textos as ligações literárias, históricas e culturais por onde viajava.

Thomas Bruno vai deixar um vazio na literatura turística do Nordeste.Abaixo, algumas crônicas do amigo, publicadas no DIÁRIO:

Crônicas de Thomas:

Artigo: “Um Mundo Sertão”, por Thomas Bruno Oliveira

Um cidadão chamado Brasil: Mundo Sertão por Thomas Bruno*

Carta a um amigo – por Thomas Bruno*

Artigo: “Nos confins de Pirauá”, por Thomas Bruno Oliveira

 

 

O post Thomas Bruno, cronista do “Mundo Sertão”, morre em Campina Grande apareceu primeiro em Diario do Turismo – O jornal diário dos melhores leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *